Junho Violeta: lançamento de e-book marca a campanha de prevenção ao ceratocone. | HOP - Hospital de Olhos de Parnamirim
Segunda à Sexta: 07:30 às 17:00 - Sábado: 07:30 às 11:30
(84) 2020-0080

Blog do HOP

Saiba como cuidar da saúde do seus olhos

Junho Violeta: lançamento de e-book marca a campanha de prevenção ao ceratocone.

PUBLICADO EM 01/06/2023

O hábito de coçar ou esfregar os olhos é o principal comportamento de risco para agravamento da doença que pode levar à cegueira.

O mês de junho chega com uma importante campanha de conscientização e combate ao ceratocone, uma doença ocular que afeta milhões de pessoas ao redor do mundo. Conhecido como Junho Violeta, este mês é dedicado a educar a população sobre os sintomas, tratamentos e prevenção dessa condição oftalmológica presente na vida de aproximadamente 150 mil brasileiros.

O ceratocone é uma doença progressiva que causa o afinamento e deformação da córnea, resultando em uma visão distorcida e comprometida. A alteração progressiva do formato da córnea provoca uma disfunção no grau, causando baixa ou perda de visão. A doença é, ainda, a principal causa de transplante de córnea no Brasil. No entanto, se evitada ou diagnosticada precocemente, as necessidades de transplantes também são bastante reduzidas.

"Um dos principais focos da campanha é conscientizar a população sobre o risco de coçar excessivamente os olhos, um dos principais comportamentos de risco para o desenvolvimento do quadro. O simples hábito de coçar ou esfregar os olhos pode prejudicar a visão. Quem tem predisposição genética pode desenvolver o ceratocone. A córnea é a porta de entrada da luz no olho. Uma córnea normal é redonda e espessa, mas quando o paciente tem ceratocone, ela vai ficando pontuda, em formato de cone, daí o nome da doença, e afinada. Costuma aparecer entre os 13 e os 21 anos, mas se não for diagnosticada e o paciente continuar coçando, vai piorando cada vez mais", explica o presidente da Sociedade de Oftalmologia do Rio Grande do Norte, Anderson Martins.

Pensando no Junho Violeta, os profissionais que integram o Hospital de Olhos de Parnamirim decidiram lançar um e-book ilustrativo com informações detalhadas sobre a doença para auxiliar pacientes e seus familiares a entenderem melhor a doença e suas opções de tratamento. "Esta não é uma doença ainda tão conhecida da população. Então, existem muitas dúvidas, muitas curiosidades e também muitos mitos, que precisam ser esclarecidos. O Junho Violeta é uma campanha mundial e que nós, enquanto oftalmologistas, também abraçamos. Então, criamos este e-book, que visa orientar, esclarecer e informar a toda a população sobre o que é o ceratocone, como evitar, como diagnosticar, quais as formas de tratamento e tirar as dúvidas de forma clara e informativa", pontua o oftalmologista especialista em córnea, Anderson Martins.

Baixe o eBook.

Sua assinatura não pôde ser validada.
Você receberá seu eBook.

Baixe agora: Juno e o Ceratocone

Baixe agora o e-book! Através do Juno, você entenderá porque deve evitar o hábito de coçar os olhos e conheçará mais sobre o ceratocone.

Usamos a Brevo como nossa plataforma de marketing. Ao clicar abaixo para enviar este formulário, você reconhece que as informações fornecidas por você serão transferidas para a Brevo para processamento, de acordo com o termos de uso deles

TAGS DESTE POST:
Ceratocone   eBook   Junho Violeta   Coceira nos Olhos  

Quer agendar por WhatsApp?

Mais praticidade para você! Realize o agendamento da sua consulta ou exame por mensagem.
(84) 2020-0080