Existe cirurgia para Glaucoma? | HOP - Hospital de Olhos de Parnamirim
Segunda à Sexta: 07:30 às 17:00 - Sábado: 07:30 às 11:30
(84) 2020-0080

Blog do HOP

Saiba como cuidar da saúde do seus olhos

Existe cirurgia para Glaucoma?

PUBLICADO EM 01/06/2020

Em paciente com glaucomas graves, pressão intraocular não controlada com colírios, glaucoma em progressão apesar de uso de todo arsenal terapêutico e glaucoma de ângulo fechado precisamos realizar cirurgia para controle da doença. E ao propormos a cirurgia para glaucoma, a grande maioria dos paciente se surpreende: “Mas Doutor, existe cirurgia para glaucoma?”

Sim, existe, e várias são as opções. Desde cirurgias a laser pouco invasivas à implantes de dispositivos de drenagens dentro do olho. E, cada caso de glaucoma com indicação cirúrgica precisamos avaliar a melhor opção terapêutica com cuidado. O que é melhor para um paciente com determinada patologia nem sempre pode ser o melhor para outro paciente, mesmo que com patologia semelhante.

É importante você saber que a cirurgia para glaucoma visa controle da doença para que não haja progressão e piora do quadro, mas, de modo geral, não melhora a acuidade visual, exceto em alguns casos onde a pressão encontrava-se muito elevada ao ponto de causar lesão na córnea ou atrapalhar o fluxo entra as células. Apenas no caso onde combinamos cirurgia de catarata com glaucoma no mesmo tempo cirúrgico que conseguimos obter melhora da visão.

Também alertamos que, se houve indicação cirúrgica, é porque julgamos que o risco de progressão da doença e perda visual irreversível é consideravelmente maior que os riscos inerentes à cirurgia. Por isso, não deve-se ter algum medo adicional além do já naturalmente enfrentado num pré operatório. O paciente será submetido a uma cirurgia e enfrentará algo totalmente desconhecido por ele. Uma boa conversa com o médico no pré operatório é o melhor remédio.

Sempre converse bem com seu médico oftalmologista. A relação médico-paciente fortalecida é essencial em qualquer tratamento para glaucoma.

Para saber mais, assista ao vídeo:

Dr Jaime Martins - CRM RN 6719 RQE 3108

TAGS DESTE POST:
Glaucoma   Cirurgia  

Quer agendar por WhatsApp?

Mais praticidade para você! Realize o agendamento da sua consulta ou exame por mensagem.
(84) 2020-0080